. O calvinismo encontrou boa recepção entre a burguesia europeia, pois: a) Calvino apoiava a usura, considerada um pecado pela Igreja Católica. b) a nobreza europeia já estava em decadência, permitindo à burguesia criar seus espaços de poder. c) o sucesso financeiro e o acúmulo de capitais eram considerados indícios da salvação da alma. d) assim como Lutero, Calvino era um defensor da reforma agrária, contrariando os interesses da nobreza. e) Calvino criou uma igreja própria para os burgueses perseguidos pela Igreja Católica
Respostas
Resposta: "C"
Explicação:
De acordo com Calvino, a fé não era o caminho para a salvação, para ele, a fé era o sinal de que o fiel estava predestinado à salvação. Com isso, o calvinismo se afastava daquilo que Lutero havia defendido, ou seja, que a salvação somente era alcançada por meio da fé em Jesus Cristo.
De acordo com os seguidores de Calvino a garantia de que alguém havia sido predestinado por Deus à salvação estava em seu sucesso pessoal, ou seja, uma pessoa próspera e bem sucedida (profissão, saúde, família, etc.) demonstrava o favor de Deus para com ela. Portanto, o próspero tinha a garantia de sua salvação, pois onde a planta de seus pés pisasse iria prosperar. Mas, o contrário também era verdadeiro. Pois, aquele que não prosperasse dava demonstrações de que não estava predestinado à salvação.