Há movimentos sociais que lutam pelas mesmas coisas em diferentes países da América Latina? Distinga-os .
me ajudem por favor
Respostas
Resposta:
A análise das mobilizações a partir da categoria "novos movimentos sociais", construída na Europa, continua sendo dominante na abordagem dos movimentos latino-americanos. Este artigo lembra, na sua primeira parte, as especificidades dos movimentos "de base" nascidos durante os anos 1970 na América Latina. Em seguida, mostra as diferenças entre os debates e as abordagens das mobilizações, de um continente para o outro. Quando, sobre a América Latina, se insistiu muito sobre os valores, as mudanças culturais e as identidades, nos Estados Unidos o enfoque foi para a análise das organizações, das estratégias e das práticas. A terceira parte do artigo mostra as consequências dessa divergência científica para a observação dos processos de institucionalização dos movimentos sociais, assim como para a análise da contestação na América Latina nos anos 2000.
Explicação:
um bezu
Há movimentos sociais que apresentam as mesmas causas na América Latina. Isso evidencia que os movimentos sociais não podem ser vistos de forma isolada, mas sim, como formas distintas de o povo solicitar melhores condições de vida e de minorias sociais obterem maior visibilidade.
Os movimentos sociais
No Brasil, por exemplo, há movimentos sociais que lutam em prol do fim da concentração de terras. Semelhantemente, na Venezuela, nota-se que o Movimento dos trabalhadores rurais sem terra atuam em prol do mesmo ideal, mas em território diferente.
Saiba mais sobre os Movimentos sociais em: https://brainly.com.br/tarefa/7240650
#SPJ2