Quando se diz que a terra gira ao redor de si mesmo na verdade se quer dizer que?????????????????????....
Respostas
Vou explicar de duas formas, uma forma mais científica de explicar e uma mais boba.
Bem cientificamente. O nome é rotação, esse é o movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, é como se ela estivesse praticamente “rodando” mesmo sobre si mesma. Você sabe que a terra gira em torno do Sol certo? Agora imagine, a Terra gira em torno do sol, mas ao mesmo tempo ela está rodando sozinha por si só, além de executar o giro sob o Sol. Ou seja ela executa 2 movimentos ao mesmo tempo, o de GIRAR que é chamado de translação (movimento que a Terra realiza em torno do Sol, que demora 365) e o de RODAR que é chamado de rotação (explicada anteriormente).
O tempo que o planeta leva para completar esse “giro” é de 24 horas. A principal consequência que esse giro traz é a existência alternada entre os dias e as noites, pois, se não houvesse esse movimento, haveria apenas dia em um lado do planeta (que seria extremamente quente) e apenas noite no outro lado (que seria extremamente frio).
Uma forma simples e boba de você entender também, pegue uma bola de futebol, vôlei, papel, qualquer bola e coloque-a num centro parada. Em seguida pegue uma bolinha de gude e GIRE ela em volta daquela bola maior, ok descobrimos a translação (movimento ao redor do Sol). Após isso, além de girar a bolinha, você irá RODAR ela, sabe quando os jogadores de basquete rodam a bola na ponta do dedo? Sim, é praticamente a mesma coisa, esse é o movimento da terra ao "redor de si mesma", e não se esqueça! Ao mesmo tempo gire ela em volta da outra bola no centro. Pronto você descobriu a rotação, movimento que a terra em torno do seu próprio eixo.
Dica!
RODAR = A terra roda sozinha no espaço
GIRAR = A terra gira em volta do Sol
Resposta. Vou explicar de duas formas, uma forma mais científica de explicar e uma mais boba. Bem cientificamente. O nome é rotação, esse é o movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, é como se ela estivesse praticamente “rodando” mesmo sobre si mesma.