• Matéria: História
  • Autor: 0001103842687sp
  • Perguntado 6 anos atrás

GENTE EU PRECISO PRA HOJE !!!!! Quais foram os filósofos gregos que elaboraram as principais ideias que estão presentes até os dias atuais?


hansolie: você precisa de exemplos de como utilizamos até hoje, ou só os nomes??

Respostas

respondido por: hansolie
3

Tales de milleto (624 a.C.- 558 a.C.)  

Em uma visita ao Egito, Tales teria aprendido regras de geometria, e através da observação e da dedução, chegou a conclusões importantes para época, como, por exemplo, a influência das condições de tempo nas colheitas de alimentos.

Atribui-se a ele a primeira previsão ocidental do eclipse total do sol, pois o filósofo também se interessava por astronomia. Ele acreditava no monismo, teoria que tudo no universo poderia ser reduzido, e era originado de uma matéria principal, no caso, a água.  

Anaximandro (610 a.C. - 546 a.C.)

Anaximandro acreditava que o nosso mundo era apenas um entre vários outros, que se desenvolviam, evoluíam e destruíam, em um processo infinito e inevitável.  

Para Anaximandro, tudo tinha início no que ele chamava de Apeiron, algo que não tem fim, nem começo, e é a origem de todas as coisas. Nele continha toda a natureza. Ele também acreditava que o sol agia sobre a água, criando seres que evoluíam para várias coisas que conhecemos hoje, pensamento que se assemelha ao que hoje conhecemos como Teoria da Evolução.  

Pitágoras (582 a.C. - 497 a.C.)  

Conhecido por ser um matemático brilhante e também místico, Pitágoras afinou o seu conhecimento matemático quando se fixou por mais de vinte anos no Egito, examinando os cálculos africanos. A partir de então criou o famoso Teorema de Pitágoras.

O pensador via nas proporções geométricas explicações para tudo que acontecia na natureza. Para ele, os números explicavam desde porque uma música é agradável aos ouvidos (escalas tonais de música) a, por exemplo, o funcionamento dos seres vivos, plantas, etc. Inclusive, ele e seus discípulos eram místicos e acreditavam que o ser humano tinha ciclos, reencarnando esporadicamente para viver tudo de novo.  

Heráclito (540 a.C. - 470 a.C.)

Suas ideias eram a gênese do que conhecemos hoje por metafísica.

Ao contrário dos seus antecessores, o filósofo supostamente foi autodidata, aprendendo sozinho sobre as questões de ciência, teologia e relações humanas. O movimento era para ele o principal fundamento da natureza, a verdade então seria dialética, sempre com dois opostos se relacionando.  

O fogo é o elemento fundador da natureza para o filósofo, considerando que o tempo todo se agita, se transforma e origina toda a natureza.  

Demócrito (460 a.C. - 370 a.C.)

Demócrito foi quem desenvolveu a teoria do pensador Leucipo sobre o atomismo, que ainda fazia parte da missão dos pré-socráticos em definir a origem do mundo. São conhecidos como os pais da física por descobrirem o átomo.  

Sócrates (470 a.C.- 399 a.C.)

O homem que inaugurou uma nova fase da filosofia grega. A famosa frase "Só sei que nada sei" explica a essência do pensador, que ao ser apontado como o homem mais sábio do mundo, dizia que o que o diferenciava de outros sábios, é que tinha noção da sua ignorância. Um de seus métodos mais conhecidos de filosofar era através de perguntas incansáveis que fazia ao seus discípulos, forçando uma aprendizagem democrática e mais eficiente.

Por sua forma de contestar a política da época, Sócrates acabou por ser condenado à morte acusado de ser ateu e incitar ideias erradas aos jovens da época. O que conhecemos da sua filosofia ficou conhecido apenas porque Platão, seu maior discípulo, escreveu sobre seus pensamentos.  

Platão (427 a.C. - 347 a.C.)

Ao voltar para Atenas, fundou a Academia Platônica, considerada a primeira universidade ocidental. Seu pensamento mais famoso diz respeito ao mito da caverna, que explica a ideia de que os nossos sentidos nos apresentam um mundo ilusório, irreal, e apenas através da razão (do estudo, do pensamento filosófico, e da ciência), é que teríamos acesso ao mundo real, fora da caverna.

Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.)  

Aristóteles acreditava que a experimentação era o caminho para o verdadeiro conhecimento, o que divergia da ideia de razão de seu mestre. Quando Platão morreu, Aristóteles voltou à Macedônia, e tornou-se mentor de Alexandre, O Grande.  

Enquanto Alexandre invadia terras nos quatro cantos do mundo, incluindo a Grécia, Aristóteles fundou sua própria escola, o liceu. Lá formulou diversas ideias sobre o universo, os animais, a ética, a lógica e outros temas que por mais de mil anos serviram de base para o pensamento científico ocidental.  

Explicação:

não coloquei todos e dei uma resumida em cada tópico, procurando concentrar nos ideais que ainda utilizamos. principal fonte: ebiografia. espero ter ajudado e boa sorte!

Perguntas similares