a) Quais críticas Edward Said faz à teoria de Huntington? b) Os conflitos dos últimos anos têm alguma ligação com a teoria do “Choque de Civilizações”? Comente sua resposta. c) Existe relação entre a imagem 2 e o texto “A Teoria do Choque de Civilizações” Justifique sua resposta. d) Qual é o “pano de fundo” gerador do conflito retratado na imagem 2? Olhar a imagem na página 58 do caderno do aluno volume 2.
Respostas
Resposta: A) Edward diz que na perspectiva de Huntingto trata a cultura como algo imutável e homogêneo. Ainda diz que não há uma rigorosa separação de culturas, sem contar os fluxos que caracterizam o mundo atual e isso torna impossível qualquer um ou qualquer cultura manter-se isolado das outras.
B)Sim, choque de civilizações é uma teoria proposta por Samuel P. Huntington, segundo a qual identidades culturais e religiosas serão as principais causas de conflitos no mundo pós Guerra Fria
a) As críticas de Said criticam o uso do conceito de "civilização", mas abordam em tema central duas questões.
Primeiramente, Said faz uma crítica da leitura de Huntington sobre os conceitos de cultura e de civilização, em sua proposição do pós guerra fria.
Em seguida, a associação que ocorre do oriente-ocidente, de maneira desigual, que desmitifica a questão do fim da guerra.
Huntington, em seus textos, faz uma proposta considerada como paradigmática, sem alcançar as multiplicidades dos paradigmas enquanto Said questiona determinadas caráteres imparciais e universais presentes no texto.
b) O choque de civilização é, para Huntington, um conflito que será a última fase do processo de evolução no mundo moderno.
Os conflitos são oriundos, um deles, das tradições e dos eventos religiosos, culturais, históricos, que são diferenças fundamentadas e dificilmente a serem superáveis.
As diferenças não geram necessariamente conflitos, elas manifestam que as diferenças duram conflitos ainda mais duradouros no decorrer dos anos. Os conflitos serão comuns, esperados e se constituiriam dentro de aspectos das relações de poder.
c) A teoria do Choque de civilizações é aquela que afirma que as identidades culturais serão a fonte primária no conflito pós-Guerra Fria.
A ideologia estaria no contexto existente no período, com os conflitos culturais que retornam ao Estado Normal. Critérios culturais e religiosos são, na tese, o eixo principal dos conflitos.
Huntington afirma que toda a história da humanidade estaria condicionada em elementos recorrentes de choques de civilização em que estaria em locais longe de determinar.
A relação existe porque a imagem retrata um dos conflitos indenitários que resultaram em um movimento popular mundialmente.
d) O conflito retrato na imagem é o de "je suis charlie".
Je suis Charlie foi usado como slogan e símbolo de um movimento francês que defendia e apoiava a liberdade de expressão e a liberdade de expressão.
O slogan ficou famoso pois foi utilizado após um tiroteio em que dozes pessoas foram mortas no jornal satírico Charlie Hebdo.
Saïd e Chérif Kouachi, irmãos mulçumanos, invadiram os escritórios do Charlie Hebdo em Paris e mataram 12 pessoas e feriram outras 11.
Charlie Hebdo é uma publicação que sempre gerou polêmica com ataques satíricos a líderes políticos e religiosos.
Leia mais sobre: https://brainly.com.br/tarefa/9487849
Espero ter ajudado.