• Matéria: Português
  • Autor: vinimedrado2004
  • Perguntado 6 anos atrás

por favor me ajuda
1) na primeira estrofe do texto 1,qual preocupação o eu lírico manifesta com relação a passagem do tempo ?
2) de que maneira as passagens "O vasto campo da ambição" , "Planeta louro" e "brota em ouro" , presentes no texto 1, se relacionam ao contexto de produção brasileira da época ?
3) no texto 2, especialmente na primeira estrofe como o eu lírico entende a criação artística ?
4)os dois textos textos apresentam a mesma forma de poética, o soneto. Como ocorre, em ambos, a composição métrica e a organização de suas rimas ?
5) ambos os poemas registram a mesma imagem: "pátrio rio".
A) se a poesia arcade privilegia o universal que significado podemos atribuir a essa imagem que valoriza o local (patria),nós dois textos ?
B) em que medida esses poemas de Cláudio Manuel da Costa representam a especificidade da poesia brasileira arcade em relação a produção do Arcadismo em Portugal ?

Respostas

respondido por: crispatri156
41

Resposta:

qual o texto?não posso te ajudar sem ele desculpa


Marcella2020020: Leia a posteridade, ó pátrio Rio,Em meus versos teu nome celebrado; Porque vejas uma hora despertado 0 sono vil do esquecimento frio:Não vês nas tuas margens o sombrio.Fresco assento de um álamo copado;Não vês ninfa cantar, pastar o gado Na tarde clara do calmoso estio.Tun/o banhando as pálidas areias Nas porções do riquíssimo tesouro 0 vasto campo da ambição recreias.Que de seus raios o planeta louro Enriquecendo o influxo em tuas veias, Quanto em chamas fecunda, brota em ouro.
Marcella2020020: Esse é o texto
Perguntas similares