O governo Federal arrecadava impostos da Borracha Acreana com qual objetivo?
Dica: formação dos departamentos Alto Acre, Alto Juruá e Alto Tarauacá.
Respostas
Com a criação do Território Federal do Acre os maiores prejudicados foram os acreanos. Este estranho regime não previa nenhuma forma de participação da sociedade acreana na gestão do poder político e administrativo regional. Os prefeitos dos três Departamentos (Alto-Acre, Alto-Purus e Alto-Juruá) em que foi dividido o Território eram nomeados diretamente pelo presidente da República. Além disso, não foi criado nenhum tipo de poder legislativo, já que as leis que regiam o Acre eram federais, e o poder judiciário estava situado em Manaus, à milhares de quilômetros de distância das terras acreanas.
Mas, como se isso tudo não bastasse, a verba destinada ao governo do Território Federal do Acre era irrisória e infinitamente menor que as rendas obtidas dos impostos sobre a borracha. Esse foi o preço que o Acre teve que pagar por sua determinação e ousadia em se tornar parte do Brasil.
Ou seja, os impostos do Acre eram tão baixos quanto a verba do TF, então para ser "parte" do Brasil, tiveram de pagar indenização, o objetivo dos impostos eram esse.