• Matéria: História
  • Autor: jgabrantesbastp91lkr
  • Perguntado 6 anos atrás

Pra Hoje!! Por favor! :Com a Revolução Liberal do Porto, Portugal, em setembro de 1820, as cortes só começaram a se reunirem em Lisboa no dia 26 de janeiro do ano seguinte. Em 1820, já fazia mais de 120 anos que as cortes não eram convocadas. Foi um período de absolutismo, quando o poder do rei estava no auge. A partir daí houve uma mudança política com a revoluçao liberal, Nesse novo contexto político como se deu os rumos das cortes com o que foi batizado de ´Cortes Gerais Extraordinárias e Constituinte da Nação portuguesa? E como ficou a composição da Assembleia composta por deputados de todos os confins do Império Portugues? Valendo 13 pontos!( Eu imploro por sua ajuada!) Obrigado!

Respostas

respondido por: thaynaoliveiralemos
3

Resposta:

A Revolução Liberal do Porto

Em 1820, Portugal se encontrava em uma situação bastante complicada. Do ponto de vista político, o país estava sob a supervisão de autoridades inglesas que lutaram contra as invasões promovidas pelos exércitos de Napoleão Bonaparte. Além disso, o rei da nação se encontrava no Rio de Janeiro, o que gerou uma expressa insatisfação para com o regime monárquico. Paralelamente, a economia se encontrava prejudicada com a abertura dos portos brasileiros e os conflitos que tomaram conta do país.

Nesse contexto, pessoas simpáticas aos preceitos ideológicos liberais, membros da burguesia, clérigos católicos e militares promoveram a organização de um movimento revolucionário. Em 24 de agosto de 1820, aproveitando-se da ausência do Lorde Protetor britânico, os portugueses iniciaram um movimento revolucionário que tomou a cidade do Porto e, em poucas semanas, atingiu Lisboa, capital do país. A partir desse levante, uma nova junta governativa tomou o controle de Portugal.


jgabrantesbastp91lkr: Mds voce me ajudou muito!, Serei eternamente grato!
thaynaoliveiralemos: Nossa ,eu é que agradeço!
Perguntas similares