• Matéria: História
  • Autor: tutancâmon021
  • Perguntado 6 anos atrás

2-Leia o trecho abaixo: O mandão, o potentado, o chefe, ou mesmo o coronel como indivíduo, é aquele que, em função do controle de algum recurso estratégico, em geral a posse da terra, exerce sobre a população um domínio pessoal e arbitrário que a impede de ter livre acesso ao mercado e à sociedade política.
Durante a Primeira República (1889-1930), o poder político da população mais pobre do campo e das pequenas cidades do interior esteve sob o controle de grandes proprietários de terra. Como ficou conhecida essa forma de controle e de que maneira ela era exercida sobre a população?
3-Observe a imagem:
Entre as estratégias políticas adotadas por Stalin no governo da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), visando ao fortalecimento de seu governo, aquela que é possível observar na imagem foi a adoção:
a) de táticas de espionagem com o intuito de vigiar, punir, prender e executar os oposicionistas do regime stalinista.
b) de uma nova política econômica com base na estatização das empresas privadas, na formação de fazendas coletivas e na industrialização.
c) do culto à personalidade como forma de elevar a figura do líder político, que deveria ser visto de maneira grandiosa e como uma pessoa infalível.
d) do comunismo como forma de governo promovendo o estabelecimento de uma sociedade igualitária, baseada na propriedade comum dos meios de produção.
4-Leia o texto abaixo:
Manaus, no início do século XX, havia atravessado um rápido desenvolvimento urbano, com a pavimentação de ruas e a ampliação dos serviços públicos. Sua população usufruía dos costumes europeizados, como artigos supérfluos e objetos de luxo. Situada no ponto de convergência dos rios que escoavam o látex, Manaus beneficiava-se dessa riqueza e respirava os ares da modernidade. Nessa época a capital do Amazonas e Belém do Pará experimentavam o cosmopolitismo da belle époque e uma riqueza restrita a poucos.

O desenvolvimento urbano e a modernização das cidades de Manaus e de Belém foram promovidos pela dinamização da economia nortista. Durante as primeiras décadas do Brasil republicano, essa economia chegou a ser responsável por parcela expressiva das exportações brasileiras e consistia basicamente na produção:
a) de soja e de trigo, consolidando o poderio político e econômico dos grandes fazendeiros da região que viviam em constantes conflitos com a população indígena local.
b) do açúcar, destinado em grande parte ao mercado europeu e cuja matéria-prima era plantada em grandes extensões de terras denominadas plantation.
c) de bens industriais, viabilizando a produção de equipamentos agrícolas e de transportes, gerando uma onda de consumo em massa na região.
d) da borracha, tornando o Brasil, durante as primeiras décadas do século XX, o maior produtor e exportador mundial do produto.
5-Leia o texto a seguir:
Um outro campo de atuação de Veiga dos Santos foi a luta pela elevação moral, política e social da população negra. Desde a década de 1920 engajou-se no movimento negro organizado, escrevendo para os jornais da “raça” e se empenhando na construção das entidades negras, como o célebre Centro Cívico Palmares. Em 16 de setembro de 1931, foi um dos fundadores e primeiro presidente da Frente Negra Brasileira (FNB). Criada em um contexto de forte ascensão do movimento negro, a FNB materializava o avanço na luta pela “união política e social da Gente Negra Nacional”. Esta organização desenvolveu vários projetos, dentre os quais, uma escola noturna para jovens e adultos, da qual Veiga dos Santos foi um dos professores.
Na ausência de políticas públicas para inserir o negro na sociedade, inviabilizando ao afrodescendente condições dignas de vida e de trabalho no contexto pós-abolição, a população negra durante o primeiro período republicano engajou-se na adoção de medidas que visavam a sua inserção em diversos setores da sociedade brasileira. Parte das medidas adotadas incluíam a:
a) criação de entidades, associações e instituições de caráter recreativo, assistencialista e político, além da publicação de jornais e de revistas dedicados à população negra.
b) deliberação por parte de partidos políticos tradicionais de novos postos de trabalhos destinados à população negra visando a sua plena inserção no mercado de trabalho.
c) separação contínua do negro do processo econômico, político e social contribuindo para a manutenção da sua exclusão, que perdura até os dias de hoje.
d) fundação de organizações civis e armadas de caráter paramilitar e a criação de escolas destinadas a alfabetizar e a doutrinar a população negra.

Anexos:

tutancâmon021: helpppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppp

Respostas

respondido por: alessandrojrostiroll
1

Resposta:

podem ser os coroneis nao tenho sertesa

Explicação:


alessandrojrostiroll: OBRIGADO NEGADA
Perguntas similares