(a) assinale a que composto cada uma das frases se refere: a. compostos grandes formados por um conjunto de aminoácidos . São materia-prima da estrutura celular, além de atuar no seu funcionamento . compõem os músculos, cabelos,pele,unhas,entre outros tecidos e órgãos.( ) lipídios ( )proteínas( )sais minerais ( ) carboidratos( )vitaminas.
Respostas
Resposta:
(x) Lipídios
OBS: EU NÃO SEI SE ESTÁ CORRETA.
Lipídios
Lipídios são substâncias que possuem como principal característica a insolubilidade em água e a solubilidade em determinados solventes orgânicos. A sua insolubilidade é explicada pelo fato de essas moléculas não apresentarem carga elétrica (são apolares) e, graças a isso, não possuem afinidade com moléculas polares como a água (hidrofobia).
Principais tipos de lipídios
Glicerídios: são os lipídios mais encontrados nos alimentos, sendo representados pelos óleos e pelas gorduras. São formados pelo glicerol (álcool de 3 carbonos e 3 moléculas de ácido graxo).
Se os ácidos graxos forem todos de cadeia saturada (carbonos unidos apenas por ligações simples), o glicerídeo será uma gordura, sólida à temperatura ambiente. Se um ou mais dos ácidos graxos forem insaturados (carbonos unidos por ligação dupla), porém, o glicerídeo será um óleo, líquido à temperatura ambiente.
Cerídios: as ceras possuem um álcool de cadeia longa (que não é o glicerol, como nos glicerídios) ligado a um ácido graxo. O fato de as ceras serem altamente insolúveis em água faz com que elas sejam muito úteis a plantas e a animais: muitas plantas possuem suas folhas recobertas de cera, impedindo a perda de água. Muitos animais podem apresentar ceras revestindo seu corpo e também podem utilizá-las para construção de moradias, como fazem as abelhas.
Fosfolipídios: são os principais componentes das membranas celulares. Um fosfolipídio é um glicerídeo ligado a um fosfato. A molécula de um fosfolipídio lembra um “palito de fósforo”, com sua “cabeça” eletricamente carregada e sua haste sem carga elétrica, formada por duas cadeias de ácido graxo.
Esteróides: são compostos por um álcool de várias cadeias fechadas. O colesterol é um dos esteróides mais conhecidos. O colesterol pode ser produzido em nosso fígado ou obtido através da alimentação. As células utilizam o colesterol para sintetizar a membranas celulares e hormônios esteróides (como progesterona e testosterona, por exemplo).