• Matéria: Filosofia
  • Autor: amandassilva011204
  • Perguntado 6 anos atrás

Em A República, Platão formula a cidade ideal, fundamentada na divisão do trabalho, na qual se encontraria a justiça plena. Fale sobre quais eram essas classes e de que forma esta divisão poderia garantir a harmonia da sociedade segundo a perspectiva platônica. ​

Respostas

respondido por: FABIOFARIA757
8

Resposta:

Para isso, Platão dividiu os homens em três classes diferentes: a primeira delas seria a dos artesãos. Esses se dedicariam à produção de bens materiais; a segunda seria a classe dos guerreiros, que seriam responsáveis por defender a cidade de possíveis males; a terceira era a dos filósofos, que deveriam dirigir a cidade e zelar pela obediência das leis. Platão dizia que cada pessoa nascia com aptidões distintas e que elas definiam a que classe as pessoas pertenceriam.

Explicação:

Bom Platão dizia necessário a criação de um método capaz de impedir que a incompetência e a corrupção existissem no governo público. Por isso, a cidade ideal, só poderia ser governada por aqueles que possuíssem a habilidade da sabedoria, os filósofos. Dentre todos os sábios, seriam escolhidos os melhores, e estes teriam que submeter-se a diversas provas para avaliação de seu patriotismo e resistência. Uma vez aprovados, receberiam o título de Filósofo-Rei.

Perguntas similares