5) Ao atritarmos dois materiais como vidro e algodão, espera-se: * 0 pontos A) que o vidro adquira cargas elétricas de sinal negativo. B)que o algodão adquira cargas elétricas de sinal positivo. C) que o vidro e algodão adquiram cargas de sinais contrários, mas de módulos diferentes. D) que o vidro ceda elétrons para o algodão, ficando com carga elétrica positiva. E) que o algodão ceda elétrons, ficando com carga elétrica positiva.
Respostas
Olá,
em um processo de eletrização por atrito, ao atritar dois materiais, um deles cede elétrons ao outro, ficando este com carga líquida positiva enquanto o outro que os recebeu, fica com carga líquida negativa.
A série triboelétrica é uma tabela que organiza alguns diferentes materiais de acordo com a sua tendência a ceder os elétrons. Os materiais que ficam no topo da tabela são aqueles que tem maior tendência a ceder os elétrons, sendo assim, ficam com carga positiva ao atritar com um material que fica na parte debaixo dele na tabela.
Pelos dados apresentados:
Vidro (+) x lã (-)
Algodão (+) x enxofre (-)
Algodão (-) x lã (+)
Percebemos que o vidro é o material de maior tendência a ceder elétrons, seguido de lã, algodão e por fim enxofre. Podemos montar uma série triboelétrica, da seguinte forma:
vidro (tendência +)
lã
algodão
enxofre (tendência -)
Sendo assim, o vidro ao interagir tanto com algodão quanto com enxofre, ficará positivamente carregado.
Explicação: