o conceito das teorias pré mendelianas e diga o por que essas teorias ja nao são mais aceitas atualmente
Respostas
Resposta:
1) Teoria da pré-formação - até meados do século XVIII, a concepção mais aceita era de que os organismos já estariam completamente formados no interior do gameta (masculino ou feminino). Esse organismo em miniatura foi chamado de homúnculo !
2) Teoria da recapitulação ou Lei biológica - Sob influência da teoria evolutiva de Charles Darwin, um médico alemão afirmava que embriões humanos, por exemplo, passariam por uma fase em que se parecem com peixes, pois esses animais fazem parte da história evolutiva dos mamíferos, e, à medida que o desenvolvimento embrionário prossegue, ficam mais parecidos com os mamíferos e por fim com a espécie humana.
3) Teoria da pangênese - proposta por Charles Darwin, essa teoria consiste no fato que todos os órgãos do pai e da mãe secretam miniaturas de si, as gêmulas ou pangenes. As miniaturas são carregadas pela corrente sanguínea até os gametas. Na fecundação, as gêmulas do pai e da mãe se unem a partir da união gamética (espermatozoide + ovócito II) e originam os órgãos do novo indivíduo.
As teorias não são mais aceitas porque conforme passou o tempo foram descobertas novas informações sobre a genética, refutando essas teorias, contudo, entre elas, a mais coerente é a teoria da Epigênese.
Foi somente no século XIX, com avanços na área da microscopia, que percebeu-se que óvulos e espermatozoides, fecundados, davam origem a novos indivíduos. Mais tarde, o monge Gregor Mendel foi capaz de reconhecer a segregação independente; propiciando o surgimento da Genética moderna e a consolidação da teoria cromossômica da herança. A partir da década de 40, novas descobertas foram feitas: a influência do DNA como responsável pela transmissão de caracteres hereditários e sua dupla hélice; o código genético; e a capacidade de se isolar e transplantar genes.
Explicação: