Quais as características do Plano Real? Quais as suas etapas e a importância da URV nesse processo de transição? De que forma podemos associar as estrtégias econômicas implementadas com o Plano Real e o processo de globalização em curso? Quais as implicações do Plano Real no curto, médio e longo prazos para a economia brasileira?
Respostas
Resposta:
As principais características do Plano Real foram suas três fases para recuperação da economia brasileira: o Programa de Ação Imediata, a Unidade Real de Valor e a implementação do Real, a moeda.
De 1993 a 1994, a Implementação do Plano Real baseou-se na desindexação da economia, nas privatizações, no equilíbrio fiscal, na abertura econômica e no contingenciamento monetário, isto é, a valorização artificial da moeda.
Os resultados foram rápidos, sendo que a inflação baixou drasticamente, o país recebeu investimentos, conseguiu barrar a alta no desemprego, além de estabilizar os preços.
A política econômica do Plano Real conseguiu contornar a alta generalizada de produtos e serviços através de etapas que aconteciam simultaneamente para desinchar a economia. Atualmente, o real não é mais tão valorizado como em seus primeiros anos e, por isso, o controle da inflação deve ser pauta de todo governo. Afinal, a inflação afeta todo o país e mexe no bolso da população. Falar de inflação é falar de desenvolvimento social também.
Explicação: