Davi apresenta febre, mal-estar, tosse e machas da pele ao procurar Por atendimento médico foi diagnosticado com sarampo. O sarampo é uma doença que pode ser transmitida por tosse por espirro ou pela fala. Ao olhar a caderneta de vacinação de Davi. O médico constatou que o menino não havia recebido a primeira dose da vacina tríplice viral que protege o organismo contra o sarampo e mais outras duas doenças ao consumo e a rubéola. é o correto afirma que, se tivesse recebido a vacina tríplice viral, Davi provavelmente não teria desenvolvido a doença? Justifique.
me ajudem pfv?!
Respostas
Resposta:
Sim. A vacina tríplice viral é de vírus vivo atenuado (enfraquecido). Ela é conjugada, ou seja, existem vários vírus na mesma vacina. A vacina tríplice viral confere proteção contra sarampo, caxumba e rubéola, e o esquema básico preconizado é de duas doses, sendo a primeira aos 12 meses de idade e a segunda aos 4 anos. Para erradicar o sarampo, seria ideal a imunização e vacinação universal na infância de todos os indivíduos suscetíveis à vacina contra o sarampo. Nos países desenvolvidos, recomenda-se a imunização de rotina com a vacina contendo sarampo, com a primeira e a segunda doses nas idades de 12 a 15 meses e 4 a 6 anos, respectivamente. A Organização Mundial da Saúde recomenda que a primeira e a segunda doses da vacina contra o sarampo sejam administradas com idades entre 9 meses e 15 a 18 meses, respectivamente, em países com altas taxas de transmissão do sarampo.
Explicação:
A vacina é a única medida preventiva e a mais segura contra essas doenças e que é importante que o esquema vacinal esteja completo, conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. Estudos clínicos detectaram altíssimas porcentagens de anticorpos contra caxumba, sarampo e rubéola em pessoas vacinadas. Para garantir a proteção, são necessárias duas doses, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde.