Explique por que os órgãos vestigiais como o apêndice do ser humano e as estruturas homólogas em diferentes animais (golfinho, cavalo, ave, morcego e o ser humano) podem ser consideradas evidências evolutivas.
Respostas
Segundo a teoria da evolução, os organismos sofreram e sofrem modificações ao longo do tempo, sendo que novas espécies surgem a partir de algum ancestral comum.
Se uma espécie tem o mesmo órgão que uma outra espécie, isso pode indicar que elas descendem de um mesmo ancestral comum, que possuía o tal órgão. Mas essas espécies, por viverem em ambientes diferentes, terem predadores diferentes etc acabam sofrendo diferentes processos de seleção natural, o que pode acabar transformando esse órgão em vestigial em uma das espécies, por exemplo.
Quando organismos de espécies diferentes apresentam órgãos que possuem a mesma origem embrionária e desempenham a mesma função ou não, dizemos que os órgãos são homólogos. Como eles possuem a mesa origem embrionária, é certo dizer que descendem de um mesmo ancestral.
Bons estudos!