Respostas
Resposta:
O tema do texto narrativo pronto é: Denúncia.
Em uma noite de lua cheia, um casal, Marcos e Ana, desceram as escadarias da lapa procurando flores.
No caminho andando, encontraram dinheiro, esse dinheiro que no meio do mato reluzia como a própria lua, com seu brilho, e no meio dessa descoberta eles decidem se voltam para casa ou continuam seu caminho.
Quando estão voltando são rendidos por bandidos, um que disfere um golpe em Ana, o que enfurece Marcos que reage a investida do ladrão o acertando, o joga no mato e os dois decidem voltar para seu objetivo principal.
Voltando ao início do dia, Ana e Marcos conseguiram as flores, ela, triste com a situação, decide realizar uma denúncia na polícia na rua do Riachuelo contando os detalhes sobre o ladrão da escadaria da lapa.
espero ter ajudado ♥️ ;^;
“Ao mesmo tempo, João Romão, em chinelas e camisola, passeava de um para outro lado no seu quarto novo. Um aposento largo e forrado de azul e branco com florinhas amarelas fingindo ouro; havia um tapete aos pés da cama, e sobre a peniqueira um despertador de níquel, e a mobília toda era já de casados, porque o esperto não estava para comprar móveis duas vezes.” (Capítulo XXI) - O Cortiço.
Narrado em terceira pessoa. "O Cortiço" tem um narrador onisciente que se situa fora do mundo descrito.
O Cortiço é um romance do escritor brasileiro Aluísio de Azevedo. Foi publicado em 1890 e faz parte do movimento naturalista do Brasil. A obra retrata a vida das pessoas simples em um cortiço (habitação coletiva) do Rio de Janeiro. Com um teor crítico, trata-se de uma exímia representação da realidade brasileira do século XIX.