*Questionário sobre ECOSSITEMA AQUÁTICOS.*
01°)Diferencie os seres vivos: Plâncton,Nécton e Bentos.Cite exemplos.
02°)Quanto aos animais Plâncton,eles dividem em Fitoplâncton e Zooplâncton,diferencie é cite exemplos.
03°)Explique o que é Zona Fótica e Zona Afótica.
04°)Fale Sobre os Ecossistemas: Lênticos e Lóticos.
Respostas
Resposta:
01)
O plâncton (plankton = errante) é formado pelo conjunto de seres que se deslocam passivamente na água, arrastados pelas ondas e correntes marinhas. Apesar de muitos possuírem movimentos próprios, os seres planctônicos são fracos demais para vencer a força da correnteza e das ondas.
Os principais organismos planctônicos são: as algas microscópicas, os protozoários, pequenos crustáceos, larvas de crustáceos (copépodos, ostrácodas e o Krill), larvas de vários animais e as medusas.
O nécton (necto = aquele que nada) inclui os seres dotados de movimento ativo, capaz de nadar e vencer as correntes. É o caso dos peixes e dos mamíferos aquáticos.
O bentons (bentos = profundidade) é formado pelos seres que vivem no leito do mar. Alguns são fixos (sésseis), como as algas macroscópicas, as esponjas, as ostras, as cracas e as anêmonas; outros se locomovem pelo fundo (no substrato), como as estrelas-do-mar, os caranguejos, os siris e os caramujos.
02)
Os Plânctons distinguem-se com base na cadeia alimentar marinha em: o fitoplâncton (autotróficos) como as algas microscópicas (Rhodophyta-algas vermelhas) e o zooplâncton (heterotróficos) como os Krills.
03)
Quanto à gradação de luz, o ambiente marinho se divide em: zona eufótica, disfótica e zona afótica:
Zona eufótica → compreende a região na qual a incidência luminosa consegue penetrar na coluna de água, geralmente compreendendo cerca de 200 metros de profundidade, de acordo com a turbidez (tonalidade da água em consequência da saturação de partículas em suspensão). Corresponde à faixa com considerável concentração de organismos, entre os quais, micro-organismos fotossintetizantes (autotróficos), baleias, tubarões e outros.
Zona afótica → representa a região marinha que não recebe qualquer interferência da incidência luminosa. Os organismos (heterotróficos) como o peixe-pescador e o peixe tamboril, que habitam esta faixa, dependem da disponibilidade de oxigênio e matéria orgânica absorvida, respectivamente dissolvida e percolada (decantada) da zona eufótica.
04)
Os ecossistemas lóticos (rios, riachos, etc.) possuem movitação de água correntee maior interação com a sua bacia hidrográfica, ou seja, as trocas entre terra e água. Por serem normalmente extensos e heterogêneos apresentam uma grande biodiversidade que incluem peixes, crustáceos, moluscos, insetos, aves, mamíferos, etc
Os lênticos são definidos pela presença de água parada ou com pouco movimento. Eles são representados por lagos, lagoas, reservatórios ou charcos, nos quais o tempo de residência (tempo que a água permanece no sistema) costuma ser alto pois o seu fluxo é baixo.Os lagos possuem uma grande riqueza biótica adaptada para habitar suas diferentes porções (margem, zona pelágica ou coluna d’água e zona bentônica ou fundo), que apresentam condições abióticas muito distintas entre si.