Respostas
Resposta:
Segundo o Instituto, as regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste foram assim divididas pelo fato de possuírem grandes extensões com clima e relevo parecidos, bem como, características culturais que também são importantes para a sua formação.
Regiões do Brasil. Atualmente, de acordo com o IBGE, o Brasil encontra-se dividido em cinco regiões, compostas por estados que possuem semelhanças em seus aspectos físicos, humanos, econômicos e culturais. ... Esses limites são insuficientes para explicar a organização socioeconômica do Brasil hoje.
A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal de 1988) e divide o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
As primeiras subdivisões do Brasil ocorreram no século 16, com a criação das capitanias hereditárias. Desde então, decisões políticas orientaram o formato do território nacional até chegarmos aos atuais 26 estados e o Distrito Federal. ... Nessa época, foi dividido em 15 faixas, chamadas de capitanias hereditárias.
Foi o IBGE que dividiu. Pois, só assim ficaria mais fácil para eles conseguirem realizar os seus levantamentos. Em questão de organização, planejamento e obtenção de dados. a divisão do Brasil em regiões e atribuição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Explicação:
espero ter ajudado :)