Defina o conceito de:
a) O modelo atômico de
Dalton:
b) O modelo atômico de Thomson:
c) O modelo de Rutherford:
d) O modelo de Bohr:
e) Isótopos:
f) Isóbaros:
g) Isótonos:
h) Isoeletrônicos:
Respostas
A) Segundo o químico John Dalton, nas diversas combinações dos átomos, ainda tidos como partículas fundamentais e indivisíveis, estaria a origem da diversidade das substâncias conhecidas. Os átomos seriam minúsculas esferas maciças, homogêneas, indivisíveis e indestrutíveis. Mais tarde, Joseph John Thomson, formulou as ideias de Dalton e descobriu partículas de carga negativa, os elétrons.
B)O modelo atômico de Thomson foi proposto no ano de 1898 pelo físico inglês Joseph John Thomson ou, simplesmente, J.J. Thomson. Após ter diversas evidências experimentais sobre a existência do elétron, ele derrubou a teoria da indivisibilidade do átomo proposta por John Dalton.
Thomson, a partir de seu modelo, confirmou e provou a existência de elétrons (partículas com carga elétrica negativa) no átomo, ou seja, o átomo possui partículas subatômicas.
C)Um átomo é composto por um pequeno núcleo carregado positivamente e rodeado por uma grande eletrosfera, que é uma região envolta do núcleo que contém elétrons. No núcleo está concentrada a carga positiva e a maior parte da massa do átomo
D)Na física atômica, o átomo de Bohr é um modelo que descreve o átomo como um núcleo pequeno e carregado positivamente cercado por elétrons em órbita circular.
E)Isótopos: São átomos de um mesmo elemento químico que possuem a mesma quantidade de prótons (mesmo número atômico), mas diferenciam-se pelo número de massa (A = prótons + nêutrons).
O seu número de massa é diferente porque a quantidade de nêutrons no núcleo é diferente.
F)Isóbaros são átomos de diferentes elementos químicos e, portanto, de diferentes números atômicos, que apresentam o mesmo número de massa.
G)Em química, isótonos são átomos que diferem no número atômico (número de prótons) e no número de massa, porém apresentam o mesmo número de nêutrons.
H)Duas ou mais entidades moleculares (átomos, moléculas, íons) (cátions e anions) são descritos como sendo isoeletrónicos entre si se tem o mesmo número de elétrons ou a mesma configuração eletrónica e a mesma estrutura (número e conectividade de átomos), independentemente da natureza dos elementos envolvidos.