6. Sobre a Mineração Colonial, defina em poucas palavras os termos abaixo:
a) Bateia -
b) Ouro de Aluvião –
c) Casa de Fundição –
d) Quinto -
e) Derrama -
Respostas
Resposta:
A) Bateia - recipiente de madeira ou metal, onde algumas substâncias são revolvidas em busca de minérios.
B) Ouro de Aluvião - ouro encontrado no leito dos rios na época citada.
C) Casa de Fundição - casas onde a prata e o ouro era levados já extraídos, e fundidos.
D) Quinto - imposto cobrado pela Coroa de Portugal e as Casas de Contratações.
E) Derrama - cobrança forçada de quem estava com os quintos atrasados.
Explicação:
A) Recipiente de madeira ou metal, de fundo cônico, onde cascalho, minério ou aluvião são revolvidos, em busca de pedras e metais preciosos.
B) O Ouro de Aluvião é o ouro encontrado no leito dos rios brasileiros. Aluvião é o nome dado para os sedimentos e materiais como argila e areia que são depositados nos leitos dos rios a partir da erosão e ação geológica, como ventos e chuvas.
C) Casas de Fundição eram casas onde o ouro e prata eram extraído no Brasil, no período colonial, era fundido. As casas de fundição eram os mais antigos órgãos encarregados da arrecadação dos tributos sobre a mineração, pois dessa forma, o controle do ouro e da prata ficava mais fácil.
D) O Quinto era um imposto cobrado pela Coroa de Portugal e as Casas de Contratações sobre o ouro encontrado em suas colônias...Mesmo antes do descobrimento de minas de ouro no Brasil, as "Ordenações do Reino" estabeleciam como direitos reais, entre outros, as minas de ouro e prata ou qualquer outro metal.
E) A Derrama correspondia à cobrança forçada dos quintos atrasados. Antes é interessante saber o significado da palavra “Derrama”. Sua definição, de acordo com o dicionário online “Dicio”, é um imposto que vem a ser repartido pelos contribuintes, ou seja, pago proporcionalmente aos seus rendimentos.