Respostas
Resposta:
O racismo estrutural é aquele passado desde as gerações que nos precedem. Ou seja , termos e hábitos que de maneira não muito perceptível e branda acabamos usando porque não sabemos muito bem o significado.
Exemplos :
1 - Não podemos denegrir a imagem de Jesus.
2 - Aquele moreninho é bem dedicado aos estudos.
3 - Todos aqui em casa tem o cabelo liso, apenas esse menino nasceu com o cabelo ruim.
Explicação dos exemplos :
Na primeira frase , o termo denegrir nós usamos para se referir ao ato de sujar
ou manchar a imagem de Jesus. Nos dando a idéia de que a cor negra é suja , pois denegrir em suas origens significa "tornar negro ".
Na segunda frase, o termo moreninho é usado como um eufemismo para não chamar o garoto de negro. Como se fosse um insulto chamar ele de negro.
Na terceira frase, o termo cabelo ruim se refere ao cabelo crespo que é muito comum nos negros. Sendo mais explicativo, o termo é racista. Pois nos dar a idéia de que existe cabelo bom que no caso seria o cabelo liso.
Resposta:
Meu mulequeeee, vai na fé!! segue o baile ae...
O racismo estrutural é formalizado em cultural e históricas, existe outros fatores também como na prática, hábitos e falas do nosso costumes! Que nesse caso é o nosso Brasil e também os EUA. Nesse caso, o principal foco é o nosso país sobre a estrutura, vamos falar sobre um sociólogo brasileiro chamado Florestan Fernandes, a visão desse cara era sobre as críticas em relação à democracia racial proposta por Gilberto Freyre.
Enfim, um resuminho rápido sobre o R.E e nesse caso, essa estrutura existe sim até hoje! O racismo é um processo histórico que modela a sociedade, é um dos grandes problemas para a sociedade e é muito importante falar sobre esse assunto! Pois, é um elemento que integra a organização econômica e política.