apresente um quadro- resumo das eleições e mandatos dos eleitos no Brasil. Quando será a primeira eleição de cada um?
Respostas
A eleição presidencial de 2018 no Brasil foi realizada em dois turnos. O primeiro aconteceu em 7 de outubro de 2018, e o segundo em 28 de outubro de 2018, ambos em domingos. Foi a 8ª eleição presidencial do país após a promulgação Constituição Federal de 1988. Foi disputado entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), que saiu-se como o vencedor.[1] O candidato e seu vice foram empossados em 1 de janeiro de 2019 para um mandato de quatro anos.
Na eleição presidencial anterior, em 2014, Dilma Rousseff foi reeleita presidente. Empossada em 2015, acabou sendo cassada pelo Congresso Nacional em agosto de 2016 e substituída pelo seu vice-presidente, Michel Temer, que decidiu não se candidatar à reeleição em 2018.
Fiscalizada pelo Tribunal Superior Eleitoral, a eleição presidencial de 2018 teve algumas regras diferentes em relação às eleições anteriores, como a vedação do financiamento empresarial aos candidatos e uma campanha eleitoral com período menor. A internet ganhou mais espaço nas eleições com a liberação da arrecadação por ferramentas de financiamento coletivo (conhecidas também como vaquinhas).[2] Por outro lado, a grande quantidade de fake news difundidas na rede foi motivo de preocupação. Em dezembro de 2017, o TSE aprovou o calendário eleitoral das eleições de 2018, definindo 16 de agosto como início da campanha eleitoral. Com treze candidatos confirmados pelas convenções partidárias, esta eleição teve o maior número de candidatos em 29 anos