• Matéria: História
  • Autor: GioWittlich
  • Perguntado 6 anos atrás

Quais foram as influências iluministas na independência dos EUA​

Respostas

respondido por: gabrielr1702
1

Resposta:

A principal influência do iluminismo, principalmente francês, pôde ser notada no processo de Inconfidência Mineira (1789). Alguns inconfidentes conheciam as propostas iluministas e usaram como base para fundamentar a tentativa de independência do Brasil.18 de abr. de 2015


GioWittlich: Ou isso tem algo a ver com a independência? Aguardo resposta
gabrielr1702: As Treze Colônias consolidaram um processo de independência ao contestar a autoridade da metrópole inglesa, influenciados por ideais iluministas também presentes na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e na constituição americana. No entanto, essa independência foi bastante conservadora por manter a estrutura social colonial, com a manutenção da escravidão e das disparidades entre colônias do norte e do sul.
gabrielr1702: Como podemos perceber, o iluminismo não ficou restrito à França e se expandiu não só pela Europa, mas chegou à América, se tornando uma das principais influências da Independência dos EUA e de outros movimentos emancipacionistas do continente americano como a Inconfidência Mineira. Vamos agora entender como se deu o processo de emancipação das Treze Colônias inglesas, que originaram os Estados Unidos da América.
gabrielr1702: Ainda hoje o mundo é influenciado pelas ideias iluministas. Podemos perceber isso comparando a sociedade atual com os ideais defendidos pelos teóricos iluministas no século XVIII, baseado na ideologia do liberalismo. Barão de Montesquieu defendia a tripartição dos poderes entre Executivo, Legislativo e Judiciário como uma forma de evitar a concentração de poderes. 
gabrielr1702: Já Voltaire foi um grande defensor da liberdade de expressão. Baseado em uma ideologia anticlerical, Voltaire era contra o domínio ideológico da Igreja na sociedade. Jean Jacques Rousseau foi o mais radical dos filósofos iluministas. Em seu Contrato Social, Rousseau se contrapunha à propriedade privada e defendia que o poder deveria emanar do povo, ou seja, defendia uma ideia de democracia.
GioWittlich: Ok obrigado
gabrielr1702: não tenho uma resposta boa foi mal aí
gabrielr1702: não tenho uma resposta boa foi mal aí
GioWittlich: n faz mal rsrs vlw
gabrielr1702: kkj
respondido por: sabinoalfre
0

Resposta:

Explicação:

Perguntas similares