Leia o fragmento.
Essa situação, estimulada pela Revolução Liberal na vizinha Espanha, levou à convocação das cortes em Lisboa, em 1820. Imediatamente, os líderes do movimento formaram um governo provisório que convocou uma Assembleia Constituinte (as Cortes Gerais) para a elaboração de uma constituição para o reino. Se a nova Constituição assumia uma atitude liberal em Portugal, o mesmo não acontecia em relação ao Brasil, pois as medidas das Cortes de Lisboa buscavam anular todas as medidas liberais adotadas pelo príncipe regente, a partir de 1808.
ANASTASIA, Carla Maria Junho. Coleção Pitágoras , 1ª série , História Ensino Médio
Analisando o fragmento, podemos concluir que a Revolução do Porto objetivava:
a) O retorno da Corte e o restabelecimento do absolutismo português.
b) O restabelecimento do pacto colonial e o retorno imediato de D. João VI à Portugal.
c) O rompimento das relações diplomáticas e comerciais com a Inglaterra.
d) O restabelecimento das relações diplomáticas e comerciais com a Espanha.
e) Ter exclusividade sobre a produção e venda da cana-de-açúcar no mercado europeu.
Respostas
Resposta:
Letra B
Explicação:
Pois desde o início a Revolução do Porto planejava o restabelecimento do pacto colonial e o retorno de D.João VI à Portugal
espero ter ajudado <3
Sobre a revolução do Porto podemos afirmar que objetivava que b) O restabelecimento do pacto colonial e o retorno imediato de D. João VI à Portugal.
Um dos principais objetivos da Revolução do porto foi o restabelecimento do pacto colonial que existia na época além de um retorno imediato para Portugal. O povo estava insatisfeito com a situação da época e buscava a mudança no cenário.
Sobre a Revolução Liberal de Porto
Foi um movimento militar que aconteceu na cidade de Porto e defendia a formação de uma monarquia pela natureza constitucional com o retorno de Dom João que estava no Brasil.
Leia mais sobre a Revolução do Porto em https://brainly.com.br/tarefa/1365140
#SPJ2