Por que a família real portuguesa veio para o Brasil, em 1808? Quais as principais mudanças após a chegada da família real ao Brasil?
Respostas
Resposta: Em 1806, Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental determinando que os países europeus fechassem os portos para os navios da Inglaterra. Em troca, o reino espanhol poderia se apoderar de um pedaço do território português. Portugal não aderiu ao bloqueio continental devido à longa aliança política e comercial com os ingleses e, por este motivo, Napoleão ordenou a conquista, ocorrida em novembro de 1807. Antes disso, em 22 de outubro de 1807, o príncipe regente D. João e o rei da Inglaterra Jorge III (1738-1820) assinaram uma convenção secreta que transferia a sede monárquica de Portugal para o Brasil.
As ruas do centro da cidade foram pavimentadas;
Criação do Banco do Brasil, em 12 de outubro de 1808;
Início da atividade da Imprensa Régia, em 1810;
Abertura da Academia Real Militar, em 1810;
Inauguração da primeira biblioteca em solo nacional, a Real Biblioteca (atual Biblioteca Nacional), em 1811.
Espero ter ajudado :)
Resposta:
Porque D. João VI havia tomado partido da Inglaterra e portanto precisava fugir da invasão francesa a Portugal. Com a chegada da família real o Brasil tem seu staus elevado em 1815 a um reino unido a Portugal, recebe toda a estrutura burocrática do Império Português, se concebe inúmeras medidas para adequar o Rio de Janeiro a realidade européia (como a chegada de teatros, jornais e artistas) e a criação de infraestruturas vitais para o desenvolvimento do Brasil (como a criação do Banco do Brasil e a Real Academia Militar).
Explicação: