1. Assinale a alternativa que representa um conflito vivido atualmente no Sudão do Sul: a) O conflito no Sudão do Sul foi iniciado pelo grupo terrorista conhecido como Boko Haram. b) O conflito no Sudão do Sul representa a rivalidade entre os grupos tutsis e hutus. c) O conflito no Sudão do Sul é de ordem política entre os rivais Kiir, presidente do país, e o rebelde Riek Machar, o que desencadeou uma guerra civil. d) O governo do Sudão do Sul é acusado de discriminar grupos minoritários e, por isso, é responsabilizado pelo conflito na região. 2. Associe os conflitos africanos aos seus respectivos países: (1) Conflito de ordem religiosa iniciado em 2009 pelo grupo terrorista Boko Haram. Vitimou mais de 15 mil pessoas. (2) Guerra Civil realizada entre os anos de 1990 e 1994 entre os povos tutsis e hutus. (3) Conflitos motivados por vários grupos armados que culpam o governo de discriminar grupos minoritários. ( ) Mali ( ) Nigéria ( ) Ruanda Assinale a ordem correta: a) 3,1,2 b) 3,2,1 c) 2,1,3 d) 1,2,3
Respostas
Resposta:
01- C_ o conflito no Sudão do sul,...
02- A_3,1,2
Explicação:
1) O conflito no Sudão do Sul entre dois rivais o presidente Salva Kiir e o vice-presidente Rieck Machar (alterantiva c).
A guerra civil explodiu no país em 2013, quando Rieck Machar tentou dar um golpe de estado em Salva Kiir, levando à divisão do país colocando os dois principais povos em confronto dentro do país.
Em 2011 a ONU intermediou o conflito na região na tentativa de colocar fim às disputas que teve início em 1956, através de uma tentativa de formar um governo de coalisão, com dois representantes das principais etnias que compõe o país.
A tentativa de golpe levou o país ao caos com milhares de refugiados e mais de 1,5 milhões de deslocados de guerra em um país pobre e sem quase nenhuma infraestrutura.
2) Os conflitos africanos citados ocorrem nos países da Nigéria, Mali e Ruanda (alternativa c).
A Nigéria enfrenta conflitos relacionados a religião e por recursos naturais. O grupo terrorista Boko Haran, tenta combater os princípios ocidentais promovendo ataques terroristas na região, sequestrando mulheres para a escravidão sexual e recrutando crianças para atuarem como combatentes.
No Mali, os conflitos são étnicos e religiosos. Radicais islâmicos desejam chegar ao poder à força para impor um governo baseado na Sharia (leis islâmicas). No ano de 2012, a região sofreu um golpe militar e a França apoiada pela ONU fez uma intervenção no Norte da região, levando a um acordo de relativa paz no ano de 2015. Em 2020, a região sofreu um novo golpe militar, o que trouxe mais instabilidade e incertezas para a região.
Em Ruanda o conflito entre os principais grupos étnicos da região Tutsis e Hutus, marcou o mundo entre os anos de 1991 e 1994, em um grande massacre conhecido com o Genocídio de Ruanda, realizado por extremistas Hutus. O conflito matou cerca de 800 mil pessoas da etnia Tutsis.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/44682396