Que práticas podem causar a degradação do solo? Cite 3, explique uma delas e proponha uma solução para esta prática
Respostas
Resposta:
A monocultura, a queima descontrolada e o uso de mata mato.
Explicação:
A monocultura é uma das práticas, que causa o enfraquecimento do solo por retirar sempre os mesmos nutrientes, que por sua vez já são escassos e geralmente não são devolvidos para o solo; por serem retirada a palhada deixando o solo sem reposição de seus nutrientes.
Pode ser devolvido para o solo boa parte dos nutriente, durante a a limpa, ao invés de capinar, roçar para que todo talo de capim cubra o solo protegendo-o e virando matéria orgânica; e na colheita incorporar a palhada ao solo, além de realizar plantio consorciado para fortalecer o solo e melhorar a produção; além de repetir o processo na área continuamente.
Resposta:
1 – Erosão
No que se refere às ações da natureza, as chuvas são o principal agente causador da erosão. O ser humano também tem papel importante no processo com os desmatamentos. Ao retirar a cobertura vegetal de uma área, ela perde sua consistência, pois a água, que antes era absorvida pelas raízes das árvores e plantas, passa a infiltrar, o que pode causar instabilidade do solo e erosão.
2 – Salinização
A concentração progressiva de sais pode ser causada pelo péssimo manejo da irrigação em regiões áridas e semi-áridas. A baixa eficiência da irrigação e a drenagem insuficiente nessas áreas contribuem para a aceleração do processo de salinização, tornando-as improdutivas em curto espaço de tempo.
3 – Compactação
É um processo decorrente da manipulação intensiva, quando o solo perde sua porosidade pelo adensamento de suas partículas. Na agricultura, a compactação do solo se dá pela influência de máquinas agrícolas, tais como tratores e colheitadeiras, como também pelo pisoteio de animais, como o gado. A compactação é danosa para a produção agrícola, pois influencia negativamente o crescimento de raízes, fazendo com que a planta tenha problemas em seu desenvolvimento. Ela também diminui a movimentação da água pelo solo, criando uma camada muito densa onde a água não se infiltra, ocasionando excesso de líquido nas camadas superficiais, podendo provocar erosão.
Explicação:
Espero ter ajudado :)