Os três princípios acima citados são efetivamente os principais fundamentos dos regimes fascistas e do nazismo. Você poderá encontrar uma explicação para esses conceitos a partir das propostas abaixo. Corporativismo “O princípio essencial da doutrina fascista é a concepção de Estado. Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado. O indivíduo está subordinado às necessidades do Estado e, à medida que a civilização assume formas cada vez mais complexas, a liberdade do indivíduo se restringe cada vezmais. Nós representamos um princípio novo no mundo, representamos a antítese nítida, categórica, definitiva da democracia, da plutocracia, da monarquia, em suma, de todo o mundo dos imortais princípios de 1789. ” (Benito Mussolini) “Uma manhã de 1930, o prefeito chamou seu auxiliar Aldo Piscitello e lhe disse: - Deveria despedi-lo. Você não está inscrito no Fascismo. Pisticello empalideceu e exclamou: Mamma mia! Depois se deixou cair na cadeira à frente da mesa. - Devo cumprir de maneira rigorosa a tarefa de depuração dos trabalhadores porque aqui, que fique entre nós, há muitas pessoas contaminadas. - Eu nunca participei de política! E sempre me dei muito bem. - Mas agora você deve entrar no Fascismo! Não compreende que se trata de seu pão e de seus filhos?” (Brancati, V. O velho e os ignorantes) A partir dos textos acima, procure descobrir o significado do conceito de CORPORATIVISMO. Utilize as questões abaixo para conduzir seu raciocínio. Para a doutrina fascista, o que é o estado? Que papel tem o cidadão no Estado fascista? A adesão ao fascismo era uma atitude espontânea? O que o prefeito quis dizer com a expressão “pessoas contaminadas”? O que aconteceria a Piscitello se não se inscrevesse no fascismo?
Respostas
Resposta:
faça um resumo e perguntas
O corporativismo é considerado uma ideologia que afirma que a sociedade deve se organizar por meio de camadas corporativas, sendo assim, uma ideologia política.
1) Para a doutrina fascista o estado é liderado por alguém que centraliza o poder para além do seu governo, mas na sua figura.
2) O cidadão é visto como uma peça na engrenagem do sistema, nesse sentido, possui uma função para que o sistema siga em andamento.
3) A adesão do fascismo era imposta, contudo, para algumas pessoas parecia ser espontânea, quando essas exerciam grandes cargos no sistema.
4) Pode ser que o prefeito estava se referindo a pessoas que não aderiram ao fascismo.
5) Possivelmente Piscitello iria ser torturado ou preso.
Cultura de massa e totalitarismo
O nazismo foi outro exemplo de regime marcado pelo autoritarismo e baseado no fascismo. Uma de suas características era o fenômeno de massa. O público se identificava com a causa ariana e agia em prol do sistema, se alienando. Assim, se construiu um grande número de seguidores e defensores do nazismo, isto é, a massa da população apoiava o regime ariano.
Continue estudando sobre fascismo em: https://brainly.com.br/tarefa/5646061
#SPJ2