• Matéria: História
  • Autor: reiguiomelhor
  • Perguntado 6 anos atrás

Maomé, nascido em Meca, na Arábia, insatisfeito com o paganismo geralmente praticado na região, declarou ter visto o anjo Gabriel que lhe apresentara um texto com a ordem de recitá-lo. Considerando-se então o último e maior de todos os profetas, Maomé promoveu a conversão das tribos da Arábia. A era muçulmana caracterizou-se pela

Respostas

respondido por: yoxxax
24

Possíveis alternativas:

A) divisão das esferas de poder político e de poder religioso, constituindo um Estado laico, onde porém a Igreja assumia um lugar privilegiado.

B) expansão territorial do Islã, que se fez inclusive às custas do Império Persa e do Império Bizantino, enfraquecidos por graves crises internas.

C) conversão forçada dos povos conquistados à nova religião do Islã, com a proibição dos cultos judeus e cristãos e o confisco de terras.

D) rejeição total à assimilação da cultura dos povos conquistados e das culturas antigas, em nome da verdadeira compreensão da palavra de Deus.

E) proibição das concentrações urbanas, do comércio e do desenvolvimento de novas técnicas de trabalho, considerados contrários aos preceitos do Corão.  

A alternativa correta é a letra B).

Depois da Hégira, migração de Maomé e seguidores de Meca para Medina, esta última foi o ponto de partida para a expansão islâmica, que teve início com a unificação dos Estados árabes e, posteriormente, expandiu-se pelo mundo (sobretudo na Península Ibérica). Ávidos e determinados pelo espírito de defesa e irradiação da sua fé, os exércitos islâmicos avançaram sobre já fragilizado Império Bizantino, sendo boa parte do Oriente Próximo controlada pelos muçulmanos. A Síria, a Palestina e parte da Pérsia também foram dominadas pelos islâmicos.

respondido por: brendaisis
1

A era muçulmana pode ser caracterizada, principalmente, pela crença no Islamismo.

A era Muçulmana

São importantes características associadas a tal crença:

  • Crença no Islamismos e obediência à religião Islâmica;
  • Crença nas profecias e nos dizeres presentes no Alcorão, o livro sagrado do Islamismo;
  • A defesa de que Maomé foi o mensageiro final do Islã, embora este não tenha sido o único;
  • O jejum do Ramadã;
  • Realização da oração, bem como da caridade como meios de aproximação entre o homem e a religiosidade que é propagada por estes.

Saiba mais sobre o Islamismo em: https://brainly.com.br/tarefa/3100427

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares