1- O jornalista Clovis Rossi, num artigo da Folha de S. Paulo ( 06.10.2000 p.A2 ), sustenta a tese de que o Brasil, diferentemente da opinião de muitos brasileiros, tem grande importância no concerto das nações. O grande argumento a favor de sua tese é o tamanho do território, da população e da economia brasileira. O argumento desfavorável é a nossa má distribuição de renda, que ele chama de “dívida social”. Conclui o artigo com estas palavras: Na hora em que ( o Brasil ) pagar pelo menos parte de sua dívida social, então, será um grande parceiro, e não apenas um parceiro grande. Por meio de uma manobra com a posição das palavras, o articulista sugere que: a) Na expressão grande parceiro, o adjetivo está indicando uma qualidade do substantivo mais positiva do que na expressão parceiro grande. b) Na expressão parceiro grande, o adjetivo está indicando uma qualidade do substantivo mais dependente de uma avaliação subjetiva. c) A mudança de posição de adjetivo, para ser coerente com o contexto, deveria ser invertida: o Brasil será um parceiro grande só quando pagar pelo menos parte de sua dívida social. d) A dívida social vai impedir que o Brasil se torne um grande parceiro e nunca atinja o estágio de um parceiro grande. e) A mudança da posição entre o substantivo e o adjetivo interfere muito pouco no sentido das expressões postas em confronto.
Respostas
Resposta:
Explicação:
O exercício é interpretação de texto
a) Na expressão grande parceiro, o adjetivo está indicando uma qualidade do substantivo mais positiva do que na expressão parceiro grande.
b) Na expressão parceiro grande, o adjetivo está indicando uma qualidade do substantivo mais dependente de uma avaliação subjetiva.
c) A mudança de posição de adjetivo, para ser coerente com o contexto, deveria ser invertida: o Brasil será um parceiro grande só quando pagar pelo menos parte de sua dívida social.
d) A dívida social vai impedir que o Brasil se torne um grande parceiro e nunca atinja o estágio de um parceiro grande.
e) A mudança da posição entre o substantivo e o adjetivo interfere muito pouco no sentido das expressões postas em confronto
Saiba mais sobre interpretação de texto:
https://brainly.com.br/tarefa/25278585
Sucesso nos estudos!!!
Por meio de uma manobra com a posição das palavras, o articulista sugere que na expressão grande parceiro, o adjetivo está indicando uma qualidade do substantivo mais positiva do que na expressão parceiro grande. Portanto, LETRA A.
Entenda:
- Grande parceiro: um país com o qual será interessante firmar parcerias.
- Parceiro grande: um país extenso e populoso.
Essa é uma questão de interpretação de texto, para respondê-la você deverá ler o texto com bastante atenção e reler se preciso for.
Dicas/orientações:
- Faça a leitura com calma e muita atenção, sem se distrair.
- Não passe para o próximo parágrafo antes de entender o que acabou de ler.
- Leia o texto mais de uma vez.
- Atente-se aos detalhes e informações nas entrelinhas.
- Destaque as partes que considerar como sendo as mais importantes.
- Volte ao texto quando for responder uma pergunta para ter certeza de que está colocando a resposta certa.
Você aqui outra questão de interpretação:
- brainly.com.br/tarefa/37138152
Espero ter ajudado!