Respostas
A região Sudeste é a que possui o relevo mais alto. Podemos destacar três unidades de relevo nessa região: planaltos (a maioria), depressões e planícies.
Os planaltos podem ser divididos em três grupos, de acordo com a classificação de Jurandyr Ross:
Planaltos e serras do atlântico leste-sudeste: área que vai da parte oriental de Minas Gerais e do Espírito Santo e chega até a parte leste de São Paulo. Nesse grupo destacam-se a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira.
Planaltos e chapadas da bacia do Paraná: localizados no oeste paulista e em parte do triângulo mineiro. Área de solo fértil, conhecido como terra roxa, que possibilitou o cultivo do café nas chapadas altas e planas.
Planaltos e serras de Goiás-Minas: o destaque é a serra da Canastra, localizada no sudoeste de Minas.
As depressões situam-se em São Paulo, entre os planaltos do leste-sudeste e os planaltos da bacia do Paraná. Essa área interiorana paulista também foi útil no cultivo do café, pois seu processo erosivo é menos acentuado.
Já as planícies são localizadas no litoral do Sudeste e também em algumas margens de rios (essas menores do que as litorâneas). Em algumas regiões, o relevo montanhoso dá origem a falésias que podem ser encontradas no litoral sul do estado do Rio de Janeiro.
Resposta:
A região Sudeste é a que possui o relevo mais alto. Podemos destacar três unidades de relevo nessa região: planaltos (a maioria), depressões e planícies. ESPERO TER AJUDADO!!!