Respostas
Resposta:
A busca por metais preciosos promoveu o avanço da ocupação do interior do território brasileiro. Quando
esses recursos foram descobertos houve um crescimento demográfico nas áreas de mineração, surgindo vilas e arraiais que,
posteriormente, transformaram-se em núcleos urbanos.
Explicação:
Os mineradores coloniais possuíam forte tendência urbana, pois o grande contingente populacional que veio para a região das minas, contribuiu para o surgimento de arraiais, vilas e cidades em torno da atividade mineradora.
A urbanização da América Portuguesa ocorreu de maneira rápida e acelerada em uma região de difícil acesso, localizada no interior do continente, onde habitava a população indígena, sendo um local também marcado pela presença da fauna e flora da região. A descoberta do ouro, inicialmente na região do atual estado de Minas Gerais, transformaria para sempre este cenário.
Diferentemente da atividade açucareira, a mineração não necessitava de um espaço agrícola para se desenvolver, com a população se organizando em espaços que futuramente dariam origem a núcleos urbanos.
Durante este período, surgiram as cidades de Vila Rica, Santa Luzia, Arraial do Tejuco e Sabará, principalmente em função da atividade mineradora.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/17252943