3.A árvore filogenética representa uma hipótese evolutiva para a família Hominidae, na qual a sigla “m.a.” significa “milhões de anos atrás”. As ilustrações representam, da esquerda para a direita, o orangotango, o gorila, o ser humano, o chimpanzé e o bonobo. Considerando a filogenia representada, a maior similaridade genética será encontrada entre os seres humanos e: a) Gorila e bonobo. b) Gorila e chimpanzé. c) Gorila e orangotango. d) Chimpanzé e bonobo.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Olá!
Olha só: A nomenclatura árvore é exatamente pelo formato de sua disposição. Cada nó (junção dessas bifurcações), representado por uma certa quantidade de anos, representa um ancestral comum que dá origem a novas espécies.
Conforme a árvore exibida, perceba que entre os seres humanos, os chimpanzés e os bonobos há um ancestral comum entre 5.5 a e 7 m.a.
Ou seja, houve um ser primitivo que deu origem a nós, aos chimpanzés e aos bonobos.
Você pode pensar: "Ah, mas antes dos gorilas também há um nó, que dá origem aos próprios gorilas, aos humanos, aos chimpanzés e aos bonobos." Correto! Porém, está mais distante. Concorda? A questão solicita os dois com maior similaridade genética. Ou seja, os dois mais próximos que possuem um ancestral comum aos humanos.
Por isso, a alternativa correta é a letra D)
Espero ter Ajudado! ;)
Olá!
Pela imagem é possível nota que que a disposição de A, B, C e D está relacionada com a proximidade entre as espécies, nesse caso, sendo A os humanos, B seriam os chimpanzés, C seriam os gorilas e D seriam os orangotangos.
Essas três espécies citadas são as três espécies de seres vivos mais próximas do ser humano tanto genotipicamente quanto fenotipicamente, genótipo é a carga genética e fenótipo é a expressão dessa carga genética.