a primeira guerra mundial pode ser compreendida como uma grande guerra de potências imperialistas?
Respostas
Resposta:
Para se compreender a Primeira Guerra Mundial, é necessário saber que, desde a segunda metade do século XIX, nações europeias como França, Alemanha, Inglaterra, Rússia e Itália, assim como outras fora do continente europeu – como Estados Unidos e Japão –, tinham projetos imperialistas. Mas o que isso significa?
Cada uma dessas nações procurava expandir seus domínios territoriais e estabelecer zonas de influência sobre determinadas regiões. O Império Britânico, por exemplo, colonizou, nesse período, parte do Sul da África e todo o território indiano, na Ásia. Outras nações, como Itália, Bélgica e França, detinham grandes porções de terras no continente africano. Os Estados Unidos procuravam estabelecer uma hegemonia no continente americano por meio da Doutrina Monroe, etc
Explicação:
Resposta: Sim, pode.
Explicação:
Porque uma das justificativas para a ocorrência da primeira guerra eram questões relacionadas ao Imperialismo. A Alemanha e Itália, por exemplo, tinham seus "motivos" para a guerra, pois não concordavam com a divisão de territórios na África durante a Conferência de Berlim (Inglaterra e França ficaram com a maior quantidade). Ou seja, alguns dos motivos que ocasionaram a I Guerra Mundial foram as disputas econômicas (questão de mercado consumidor e produção) e territoriais (colônias).