o INPE (instituto nacional de pesquisas especiais) publicou o Atlas brasileiro de energia solar, que apresenta dados e ferramentas sobre o potencial solar em nossos países, com o objetivo de auxiliar o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas de incentivo à projetos nacionais de energia solar e eólica. entre as informações contidas na publicação ha menção sobre uma região existente no Brasil chamada cinturão solar
A) em que consiste o cinturão solar? quais estados brasileiros fazem parte dele?
B) quais são as tecnologias para o aproveitamento da energia solar?
Respostas
Resposta:
A) Essas localidades, conforme a 2ª edição do Atlas Brasileiro de Energia Solar, divulgado no ano passado, estão no "Cinturão Solar", região que vai do Nordeste ao Pantanal, passa pelo norte de Minas Gerais e pega o sul da Bahia e o nordeste de São Paulo.
B) silício é o material mais apropriado para a conversão da radiação solar em energia elétrica. Os materiais usados nessa conversão são habitualmente chamados de células solares ou fotovoltaicas. Essa é uma das tecnologias de aproveitamento da energia solar mais usadas atualmente.
a. O Cinturão Solar é uma área em que há maior irradiação solar, se estendendo do Nordeste brasileiro ao Pantanal mato-grossense, com os melhores índices no Oeste da Bahia e Noroeste de Minas Gerais.
b. As tecnologias voltadas para o aproveitamento da energia solar:
- fotovoltaica (mais comum);
- fotovoltaica orgânica;
- célula solar de Perovskita;
- células de filme fino;
- telhas solares;
- placas solares onduladas;
- tinta fotovoltaica.
Cinturão Solar
É uma área que apresenta incidência do sol acima da média durante todo o ano (ver mapa abaixo). Além disso, um dos principais problemas que a energia solar enfrenta atualmente são as áreas com chuvas ou alta cobertura de nuvens, que reduzem o potencial solar de geração de energia.
Dito isso, o Cinturão Solar demonstra que, entre os meses de maio e setembro, as regiões que o compõem sofrem com a seca em grande parte da região, que tende a ser a mais úmida em outras localidades brasileiras.
Mesmo durante pandemia, a indústria solar bateu recordes, cerca de 70% acima em relação a 2019. Esse crescimento vem tanto da instalação de pequenas usinas em residências e empresas, quanto de grandes fábricas dedicadas à obtenção de energia limpa. Há um incentivo governamental quanto a instalação e compra desta energia, inclusive com linhas de crédito para facilitar compras sistemáticas.
Para mais informações sobre radiação solar, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/38791800
#SPJ2