• Matéria: Pedagogia
  • Autor: aaldivania
  • Perguntado 6 anos atrás

b) Reler o capítulo III, artigos 23, 24 e 25 da Resolução nº 137/2019 de 17 de dezembro de 2019 do Conselho Estadual de Educação-CEE e responder ✓ O art. 24 da resolução e seu parágrafo único dialoga com a compreensão de territorialidade do DCRB? ✓ Os dispositivos do art. 25 da Resolução tem relação com os elementos identitários do DCRB? Caso afirmativo, apontar evidências correlacionando com fragmentos do texto. Caso negativo, apontar as divergências. ✓ Pensando o contexto local/regional, os dispositivos do art. 25 deixam quais alertas no contexto do desenvolvimento integral do sujeito?


artesanatotxf: Alguem sabe a resposta ?

Respostas

respondido por: simonidorea
11

Resposta:

✓ O art.24 da resolução e seu parágrafo único dialoga com a compreensão de territorialidade do DCRB?  

Sim existe sintonia, ambas possuem o mesmo interesse de formação do cidadão com sua realidade local, prevendo o estudo de aspectos regionais e locais representativos da sociedade, da cultura, economia e das identidades territoriais.

Exemplo: a Bahia compreende um estado dotado de elementos diversificados que podem ser explorados em seus currículos como os meios artísticos e culturais, exemplo candomblé, capoeira, aspectos de suas fontes históricas como elementos, valorização e respeito as manifestações do desenvolvimento e a compreensão crítica de sua realidade no mundo.

Em comparação em outras regiões do país esses aspectos não terão impactos tão relevantes para o desenvolvimento da temática de Identidades e territorialidade.

✓ Os dispositivos do art. 25 da Resolução tem relação com os elementos identitários do DCRB? Caso afirmativo, apontar evidências correlacionando com fragmentos do texto. Caso negativo, apontar as divergências.  

Sim, o caput do artigo 25 da Resolução no atendimento à parte diversificada, faz conexão ao que tange o previsto no §1º do Art. 35-A da LDB diz sobre os currículos de que trata cada sistema de ensino, deverá estar harmonizada à Base Nacional Comum Curricular e ser articulada a partir do contexto histórico, econômico, social, ambiental e cultural. Assim podemos correlacionar com o  Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) que busca os principais objetivos da aprendizagem que é trazer a BNCC de forma mais contextualizada para a realidade do nosso Estado, principalmente numa questão identitária a partir do contexto sociocultural da Bahia na leitura e na releitura do estado, não apenas como uma unidade federada no sentido político-administrativo, mas como uma terra no sentido da relação cultural, afetiva e identitária.

respondido por: Matheusieti
0

Sim. O artigo do referencial curricular segue uma linearidade aos artigos.

As aprendizagens geradas pelo ensino, assim como os referenciais curriculares, podem ser comprovados a partir das representações que utilizam elementos próprios dos alunos e outros, como uma comparação para analisar como cada um funciona, suas características semelhantes assim como suas diferenças.

 

Por isso, é importante que o educador sinalize e apresente aos alunos sobre como funciona a representação a fim de introduzi-los em atividades dinâmicas que serão úteis inclusive fora do ambiente escolar.

Mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/29307619

Anexos:
Perguntas similares