Indique a forma de contágio das seguintes doenças: A. Tétano. B. Leptospirose. C. Cólera. *
Respostas
Contágio das doenças
Tétano : causado pela toxina bacilo tetânico
Leptospirose: através da pele, por algum ferimento. Também por água ou alimento infectado
Cólera : água ou alimentos contaminados
Resposta:
Tétano
O tétano não é contagioso, porém, mesmo aqueles que já contraíram a doença, não adquirem anticorpos para evitá-lo novamente,a vacinação e a única forma de prevenção,mas como ocorre sua Transmissão?Bom ela corre pela introdução dos esporos da bactéria em ferimentos externos, geralmente perfurantes, contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas. Isso porque o bacilo se encontra no intestino dos animais, especialmente do cavalo e do homem (sem causar doença) e os esporos podem estar presentes tanto em solos contaminados por fezes ou com esterco, como na pele ou na poeira das ruas, por exemplo. Queimaduras e tecidos necrosados também são uma porta de entrada, o que favorece o desenvolvimento da bactéria. Não apenas pregos e cercas enferrujados podem provocar a doença: a bactéria do tétano pode ser encontrada nos mais diversos ambientes. Já a transmissão do tétano neonatal, também chamado de “mal de sete dias”, ocorre pela contaminação do coto umbilical por esporos do bacilo tetânico, que podem estar presentes em instrumentos sujos utilizados para cortar o cordão umbilical ou em substâncias pouco higiênicas usadas para cobrir o coto.
Leptospirose
A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria do gênero Leptospira, que pode ser transmitida para pessoas por meio do contato com a urina e excrementos de animais infectados por essa bactéria, como ratos, principalmente, cães e gatos,mas como ocorre sua Transmissão?Bom a transmissão da leptospirose não acontece de uma pessoa para outra, e para haver o contágio pela doença, como dito antes é necessário o contato com a urina ou outros excrementos de animais que estejam contaminados, como ratos, cães, gatos, porcos e bovinos.
A Leptospira costuma penetrar através de mucosas, como olhos e boca, ou ferimentos e arranhões na pele, e quando já está dentro do corpo consegue atingir a corrente sanguínea e se espalhar para outros órgãos, levando ao surgimento de complicações como insuficiência renal e hemorragias pulmonares, que além de serem manifestações tardias também podem ser indicativos de maior gravidade da doença,a existência de situações como enchentes, inundações, poças ou contato com solo úmido, lixo e plantações podem facilitar o contato com a urina dos animais contaminados e facilitar a infecção. Uma outra forma de contaminação é ingerir bebidas em lata ou consumir enlatados que tenham entrado em contato com a urina do rato.
Cólera
A cólera é uma infecção intestinal aguda, causada pela ingestão de água e comida contaminada. É causada pela bactéria do tipo vibrião denominada Vibrio cholerae (vibrião colérico),a transmissão como dito antes, ocorre através da ingestão de água e alimentos contaminados com a bactéria,indivíduos que não possuem sintomas, mas que possuem a bactéria no intestino podem transmiti-la através das fezes que podem atingir água utilizada para beber, cozinhar e lavar alimentos.
#FIQUEEMCASA