• Matéria: Artes
  • Autor: brunettjuh
  • Perguntado 6 anos atrás

Qual a mensagem antropológica da música Metamorfose Ambulante de Raul Seixas?

Respostas

respondido por: ygabriele2003
4

Resposta:

Na poesia simples da música Metamorfose ambulante ele reverencia a ideia de romper com padrões sociais, chamados de “aquela velha opinião formada sobre tudo”.

Para Raul, a possibilidade de mudar constantemente é libertadora.

O músico aponta para uma superação do acirramento político-ideológico que marcou sua época. Guerra fria em um mundo bipolar, e ditadura militar em um Brasil dominado pela censura e repressão, produziram movimentos sociais e culturais, marcados pelo radicalismo. Naquele contexto Raul usou, de forma brilhante, a metáfora da transformação para criticar as opiniões dogmáticas que davam o tom do debate social. Sua metamorfose apontava para a democracia brasileira e para seu direito de exibir suas opiniões sem medo da censura.

Enquanto para Kafka a metamorfose é um ato involuntário, para o qual a sociedade de massa conduz o homem, para Raul Seixas ela é condição natural do ser humano, que é capaz de pensar, compreender, criar e ser crítico. Um mesmo conceito, com sentidos opostos. Um conceito que pode ser bom ou ruim, dependendo de como é empregado.

Perguntas similares