Faça uma pesquisa sobre o tema “situação do negro no Brasil após a abolição”. Depois reflita sobre a questão étnico-cultural que permeia nossa sociedade. Após a reflexão, elabore um texto argumentativo no seu caderno.
Respostas
A abolição da escravidão aconteceu há mais de 2 séculos e ainda hoje podemos reconhecer sinais que ela deixou em nossa sociedade. Quando aconteceu, o negro em teoria não era mais cativo, porém não tinha espaço, voz ou poder dentro da sociedade. Alguns voltaram para seus países de origem. Outros tantos, se mantiveram trabalhando em troca de casa e comida, em condições análogas à escravidão. Desde àquela época, ao indivíduo negro, foram delegadas as funções mais desvalorizadas dentro da sociedade, aquelas consideradas indignas ou inferiores pela elite majoritariamente branca e pela classe média mestiça de pele clara.
O reflexo dessa falsa liberdade e pode ser visto ainda hoje. O Brasil é um país cuja maioria da população é negra, mas cuja maior parte dos universitários é branca. Os negros ainda não são vistos em posições de prestígio dentro de uma empresa e não recebem o equivalente a colegas brancos em cargos equiparáveis; sua cultura é sempre vista como inferior e indesejada, até ser apropriada pela cultura branca, como é o caso de turbantes, tranças, traços físicos; na política quase não tem representantes e na arte, raros são os casos em que interpretam papéis que fogem dos estereótipos de assistentes do lar, porteiros, babás e bandidos. São inúmeras as evidências do quão racista nossa sociedade é ainda hoje, como foi há centenas de anos atrás.
Quanto a parte do texto argumentativo, eu não entendi sobre o que seria exatamente. Mas acho que com o que escrevi, dá pra você elaborar um com tranquilidade