Respostas
A Cultura da Região Sul do Brasil é muito rica, justamente por ter recebido influência de diversas colônias de imigrantes, como os alemães, os italianos, os poloneses e os ucranianos. Os colonizadores foram os primeiros a chegarem na região, anteriormente habitada pelos povos ameríndios. As principais manifestações estão na culinária, na literatura e na dança.
Curiosamente, com a migração dos sulistas em busca de novas áreas para plantio de soja, a partir da década de 1970, notou-se forte influência na região Centro-Oeste, a partir do Mato Grosso do Sul. A partir de Campo Grande, a cultura sulista se enraizou pelo interior do Estado, que hoje, está presente na música sulista, a forte característica musical dos bailes, surgindo como principais ritmos populares o vanerão, o xote (na sua versão gaúcha) e o chamamé (já de influência paraguaia), surgindo neste estado novos nomes da música.
Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) são organizações responsáveis por difundir parte da cultura sulista, buscando resgatar e preservar costumes e hábitos, envolvendo danças, musicalidade, literatura, culinária e atividades esportivas e recreativas. De fato, o movimento tradicionalista gaúcho, é uma das iniciativas cívicas-culturais mais marcantes e significativas no Sul do Brasil, remetendo ao nativismo, ao regionalismo e ao folclore.