São chamados povos pré-colombianos os povos que precederam à colonização europeia na América. Os mais conhecidos foram os astecas, incas e maias. Dentre as principais características que permeavam o cotidiano desses povos, podemos destacar:
A
A ocorrência de descentralização de poder, o monoteísmo, a noção de propriedade, mas não em relação à terra e à servidão pessoal, baseada sem laços de fidelidade.
B
A existência de um Estado centralizado e teocrático; uma hierarquia social rígida, em que a propriedade de terra era estatal e havia a exploração do trabalho dos camponeses.
C
A inexistência da noção de Estado, bem como a inexistência de hierarquia social ou de qualquer espécie de propriedade ou trabalho compulsório de qualquer espécie.
D
A prevalência de Estados centralizados e autocráticos, a hierarquia social estamental, embora sem a presença de trabalhos servis ou escravos ou de noção de posse ou delimitação de territórios.
Respostas
Resposta:
A existência de um Estado centralizado e teocrático; uma hierarquia social rígida, em que a propriedade de terra era estatal e havia a exploração do trabalho dos camponeses.
Explicação:
As civilizações pré-colombianas tinham sim a presença de trabalhos servis ou escravos, a hierarquia social e eram POLIteístas, ou seja, acreditavam em mais de um deus, não MONOteístas.
Eram características centrais dos povos pré-colombianos um Estado centralizado (com concentração dos poderes políticos) e teocrático, com hierarquia social rígida (sem ascensão social), e economia de base agrícola. É correta a alternativa B.
Como o poder político era justificado nestas sociedades?
Como se tratavam de sociedades teocráticas, era a religião que servia de justificativa para o poder político e para a organização da sociedade em classes, com grande influência dos sacerdotes no governo e com a ideia de que os governantes eram representantes dos deuses, descendentes dos deuses ou os próprios deuses na Terra.
Mais sobre uma sociedade pré-colombiana em:
https://brainly.com.br/tarefa/4660784
#SPJ3