Respostas
Resposta:
- a epiderme, a derme e a hipoderme
- Proteção contra o frio, o calor, a perda de água e a radiação, pressão, golpes e abrasão, substancias químicas, bactérias e vírus
- Controle de sensação, regeneração, regulagem de temperatura
- Glândulas sudoríparas e sebáceas.
Explicação:
Estrutura da pele
A pele é um órgão dinâmico, constantemente variável. Consiste de três camadas principais : a epiderme, a derme e a hipoderme (camada subcutânea). Cada uma delas é composta por várias sub-camadas. Os apêndices da pele, tais como folículos e glândulas sebáceas e sudoríparas, também desempenham uma função global.
Funções
O frio, o calor, a perda de água e a radiação: Como se encontra na área mais externa da pele, a camada córnea desempenha um papel fundamental na proteção do corpo em relação ao ambiente e também limita a quantidade de água perdida pela epiderme.
Pressão, golpes e abrasão: Novamente, a epiderme forma uma camada de defesa. As células adiposas da subcutânea proporcionam uma almofada que age como um amortecedor, protegendo o tecido muscular e a fáscia (tecido fibroso em volta dos músculos) subjacente.
Quando pele é exposta a certos estímulos externos, a camada córnea engrossa, formando, por exemplo, calos nas mãos ou nos pés.
Substâncias Químicas: A capacidade de amortecimento da camada hidrolipídica e do manto ácido protetor ajuda a proteger o corpo contra substâncias químicas alcalinas, nocivas à saúde. Leia mais em fatores que influenciam a pele.
Bactérias e vírus: A camada córnea da epiderme e seu manto ácido protetor formam uma barreira contra bactérias e fungos. Se algo passa desta primeira linha de defesa, o sistema imune da pele reage.
Regulagem da temperatura: A pele transpira para refrescar o corpo e contrai o sistema vascular na derme para conservar o calor.
Controle da sensação: As terminações nervosas da pele a fazem sensível à pressão, vibração, toque, dor e temperatura.
Regeneração: A pele pode reparar feridas.
Fonte de alimentação: As células adiposas na subcutânea servem como importantes unidades de armazenamento para nutrientes. Quando o corpo necessita dele, eles são passados aos vasos sangüíneos adjacentes e carregados a onde sejam necessários.
A pele também desempenha um importante papel psicológico. Como o indicador mais visível de saúde, a condição da pele afeta como nos sentimos a nosso respeito e como os outros nos vêem. Quando a pele está saudável e sem problemas, ela consegue fazer seu trabalho melhor e nos sentimos mais confiantes.
Anexos da Pele
Três estruturas da pele, derivadas da epiderme, são extremamente importantes na adaptação dos mamíferos ao meio terrestre: pêlos, que auxiliam no isolamento térmico; glândulas sudoríparas, que desempenham o papel importante na regulação da temperatura corpórea; e glândulas sebáceas, que lubrificam a pele e estruturas anexas