• Matéria: Português
  • Autor: dudamendes0905
  • Perguntado 6 anos atrás

qual e o conflito do conto da agulha e da linha ? do machado de assis

Respostas

respondido por: larahrochalunaticabr
15

Resposta: a agulha não querer a linha

Explicação:bjs


deusdaraluna: A minha resposta é essa
deusdaraluna: esposta: O conto “Um apólogo” é de autoria de Machado de Assis, neste conto o autor ironiza os costumes humanos através de personagens inanimados (linha e agulha), em que a discussão entre a linha e a agulha consiste em uma disputa de vaidades, onde uma tenta mostrar superioridade em relação à outra.
dudamendes0905: obrigada
respondido por: EnzoHeinz
5

Resposta:

Há uma intercalação do conflito, feita do 2º (segundo) ao 15º (décimo quinto) parágrafo, quando a agulha e o novelo/linha entram em atrito. Nota-se que esta parte é feita em discursos diretos, tirando do narrador toda a ação ou pensamentos que pudessem desviar dos objetivos do momento.

Logo quando não se espera mais nada, eis que retorna à apresentação, continuando o que seria a introdução (indicação das personagens, do tempo, do espaço, na situação inicial): “Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana - para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha:”

Explicação:

Não sei se está certo, me desculpa se estiver errado.

Perguntas similares