02) Na passagem evolutiva de plantas aquáticas para o ambiente terrestre foram selecionadas transformações que surgiram ao acaso e que se mostraram adaptativas às novas condições ambientais. Algumas dessas adaptações permitiram a ocupação do meio terrestre pelas pteridófitas, a conquista do ambiente terrestre pelas gimnospermas e o abundante povoamento do planeta pelas angiospermas, causando uma variabilidade a partir de uma fantástica biodiversidade de espécies. Sobre tais adaptações assinale a alternativa INCORRETA:
a) As briófitas, por serem avasculares e dependerem da água para a fecundação estão restritas a ambientes úmidos e sombreados.
b) Ancestrais primitivos de pteridófitas, por serem as primeiras plantas traqueófitas e com sementes nuas, apesar de mais complexos que as briófitas, foram também os primeiros vegetais a habitarem o ambiente terrestre.
c) As gimnospermas, providas de sementes nuas, representam o primeiro grupo de vegetais fanerógamos que se tornou independente da água para a reprodução.
d) Na passagem do ambiente aquático para o terrestre, uma adaptação evolutiva importante foi a aquisição de um sistema de transporte de seivas, como forma de garantir a redução da perda d'água pela superfície corporal.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
C
Explicação:
As gimnospermas apresentam a formação do tubo polínico, que NÃO necessita de água, pois o gameta chega sozinho até o óvulo da planta. Esse processo se chama sifonogamia, enquanto os de que precisam de água se chama oogamia.
Espero ter ajudado!
SergrioReis:
muito obrigadooooooooooooooooooooooooooooooo
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás