quais os fatos mais marcantes sobre o cangaço
Respostas
Resposta:
A vida do Cagaceiro é marcada pelo vida seminomade, vivendo sempre em bando e vestindo roupas de couro curtido, armado com rifles, facas (peixeiras) e punhais.
Resposta:
As histórias do Cangaço remetem a pessoas muito humildes que, por um motivo ou outro, se recusaram a seguir a inércia de permanecer sob controle dos coronéis, optando por um caminho incerto que tratava com especial truculência aqueles tidos como seus inimigos.
O vermelho é uma cor muito compatível com o trajeto do Cangaço, não apenas pelo coro de luta ou coragem, mas principalmente pelo sangue. Se entre os coronéis, representantes da lei no Sertão, a violência já era evidente, no Cangaço ela era uma assinatura. O traço hediondo da tradicional execução por sangramento era regido pelo punhal, introduzido em pontos vitais de suas vítimas. Para lidar com tamanha rotina, outra característica chamava atenção: a frieza aterrorizante.
Ao passo que se comandava torturas e execuções, as histórias também falam dos cangaceiros como figuras musicais e risonhas. Como se a vida e a morte fosse (e era mesmo) parte do dia-a-dia daquelas pessoas.
Já dizia o mítico Rei do Cangaço, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião:
"Três coisas eu trago de Pernambuco: dinheiro, coragem e bala."