o texto aponta outra importante diferencia entre os processos de independência do brasil e dos outros países da America latina identifique-a e explique o motivo dessa
Respostas
Resposta:
A diferença é que na America latina, as lutas foram entre tropas dos criollos, comandadas por San Martin e Simon Bolívar (que faziam parte da elite de seus países) apoiados pelos ingleses, que desejavam o livre comércio com essas colônias.
Já no Brasil, a participação popular foi ainda menor e quem proclamou a independência foi o próprio príncipe regente.
Resposta:
Após a independencia, os países latino-americanos fragmentaram-se em diversos novos Estados , ao passo que o Brasil, mesmo com sua grande extensão territorial , manteve-se unificado. Isso se deu, mais uma vez, porque a presença portuguesa no território anteriormente colonial abafou quaisquer tentativas de separação, revolta ou emancipação, como vimos no caso de Pernambuco em 1817. A mesma situação permaneceu após a independencia : a manutenção da monarquia e a presença de um representante da realeza portuguesa colocavam o Brasil em posição única e fortaleciam o poder central em detrimento das tentativas de fragmentação.
Explicação:
A pró corrigiu