Respostas
Resposta:
Monomito é uma estrutura utilizada como base em obras literárias e cinematográficas. Também conhecido como “jornada do herói”, esse esquema divide-se em três partes da seguinte forma: Partida: momento que o herói (protagonista) aspira ao início de sua jornada.
O Monomito é uma estrutura utilizada como base em obras literárias e cinematográficas. O estabelecimento deste tipo de estrutura pode ser encontrado no livro “O Herói de Mil Faces”, do antropólogo Joseph Campbell, considerado o criador do monomito. De acordo com Campbell, essa forma de construção narrativa é encontrada nas principais histórias da humanidade como a vida de Jesus Cristo, Buda, Osíris e Prometeu. De acordo com alguns estudiosos, Campbell emprestou o termo monomito ao retirá-lo de uma obra de James Joyce, escritor de origem irlandesa.
Em conjunto com Henry Morton, Campbell publicou um estudo chamado “Uma Chave Mestra para Finnegan’s Wake” em que faz o empréstimo do termo monomyth do conto do de Joyce chamado Finnegan’s Wake. Na indústria cinematográfica, a utilização do monomito pode ser encontrada na saga Star Wars, do diretor George Lucas. Com esse livro, Vogler influenciou filmes infantis de grande sucesso como “Mulan” e “A Pequena Sereia”. Para Campbell, a ideia de monomito mescla os arquétipos de Jung, o conceito do inconsciente de Freud e os ritos de passagem de Arnold van Gennep.
“A psique é a experiência interior do corpo humano, que é essencialmente o mesmo para todos os seres humanos, com os mesmos órgãos, os mesmos instintos, os mesmos impulsos, os mesmos conflitos, os mesmos medos. A partir desse solo comum, constitui-se o que Jung chama de arquétipos, que são as ideias em comum dos mitos São ideias elementares, que poderiam ser chamadas ideias” de base” Jung falou dessas ideias como arquétipos do inconsciente. Em todo o mundo e em diferentes épocas da história humana, esses arquétipos, ou ideias elementares, apareceram sob diferentes roupagens.”