• Matéria: História
  • Autor: helberthermanio
  • Perguntado 6 anos atrás

A década de 1930 foi um momento de efervescência da História do Brasil. Presenciamos uma série de mudanças que transitaram pelo cenário político, econômico e social. Entretanto, tais mudanças não ficaram restritas a estes setores da sociedade. Na educação, por exemplo, presenciamos a elaboração de leis importantes para a nova composição do ensino brasileiro. Neste sentido, considere as afirmações que seguem:


I – O ensino de História se torna obrigatório desde a Proclamação da República em 1889, em que uma nova organização educacional foi elaborada, priorizando o acesso gratuito no ensino secundário.
II – A Reforma Francisco Campos estabeleceu que a disciplina de História seria ministrada no ensino secundário e organizada segundo os conteúdos previstos na História da Civilização, estruturada em cinco momentos.
III – Em 1942, observamos a criação da Reforma Gustavo Capanema, que estabelecia uma mudança na duração do ensino secundário, em que passaria de cinco para quatro anos, e a criação do curso ginasial.
IV – A Reforma Gustavo Capanema estabelecia que o curso ginasial não seria uma etapa do ensino que preparasse o aluno exclusivamente para o Ensino Superior, mas sim um momento importante no qual o educando iria adquirir uma formação geral.


É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II e III.

Alternativa 2:
III e IV.

Alternativa 3:
I, II, III.

Alternativa 4:
I, III, IV.

Alternativa 5:
II, III, IV.

Respostas

respondido por: livialivinha29
7

Resposta: Alternativa 5: II, III, IV

Explicação: Pag 30 livro prática de ensino da Unicesumar

respondido por: ironnaldo1
2

Resposta:  Alternativa 5: II, III, IV

Explicação:  a resposta está na pag. 30 livro didático  prática de ensino

Perguntas similares