a) Após ler o fragmento sobre a escravidão grega antiga, podemos compreender a sua justificava a partir de questões raciais? Explique. b) Ao observar a imagem, o que podemos inferir sobre o modelo social e escravista no Brasil do século XIX, retratado por Rugendas?
Respostas
a. Ao lermos o fragmento sobre a escravidão grega antiga, basicamente tem-se que a escravidão foi um fato comum à humanidade na antiguidade, que ligava-se sim com a questão étnica, mas também havia a escravidão por dívidas. Ela historicamente foi defendida por homens como até mesmo Aristóteles.
b. O modelo social e escravista no Brasil do século XIX, retratado por Rugendas é de cunho étnico, isto é, os escravos utilizados no Brasil eram de origem africana, sendo que os europeus estimulavam a prática escravista na África, que já ocorria anteriormente, mas que se tornou um negócio lucrativo e foi ampliada.
A)não; porque além de não poderem ser considerados cidadões, em sua maioria os escravos eram povos que eram subjugados na guerra e pessoas que não tinham condições de pagar suas dividas tornando-se assim escravas.
B) desculpe não sou bom nessa matéria (não sei)
R:
2- Explique as razões para que a Itália tenha se desenvolvido como o principal polo do Renascimento.
R:
3- Aponte 3 consequências do renascimento cultural para a Europa.